sexta-feira, 8 de abril de 2016

Guia Ilhas Gregas - Dicas Mykonos

Grécia - Dicas Mykonos

Seria injusto dizer que a visita as Ilhas Gregas é a melhor parte de uma viagem a Grécia depois de tantos lugares maravilhosos e históricos visitados em Atenas, Delfos, Olimpia e Peloponeso em geral. Mas não é exagero dizer que estas ilhas são paradas obrigatórias para quem visita o país. 

Começamos nosso tour pelas Ilhas Gregas com uma visita a paradisíaca Ilha de Mykonos ou "Ilha de Miconos".

Miconos
Bem vindo a Mykonos


A Ilha de Myconos é com certeza a ilha mais "badalada" da Grécia. Existe até uma brincadeira local que diz "Mykonos fucks Ibiza", não vou traduzir ao pé da letra, mas acho que deu pra entender ne? rsrs.  Porém, Mykonos não é só curtição e balada, a ilha tem programas para todo tipo de turista, além de ser um lugar espetacularmente bonito.

Mykonos
Mykonos

Como chegar em Mykonos

A Ilha de Mykonos fica no belíssimo (belíssimo MESMO) Mar Egeu e pertence a um conjunto de ilhas conhecido como Cíclades, segundo a mitologia, Mykonos (que também é o nome do filho de Apolo) é o local para o qual o lendário guerreiro Hércules levou os corpos dos gigantes ele derrotou em batalha. Ainda segundo a mitologia, os corpos destes gigantes petrificaram e se transformaram nas rochas de Mykonos...

Mas enfim, voltando aos dias atuais, rsrs, as formas mais convencionais de chegar a Mykonos são através do Ferry (convencionais ou de alta velocidade) ou de avião. 

Encaramos o ferry da Blue Star Ferries, em classe econômica, o que já era até bastante confortável. O preço foi de 34 Euros e nós já tinhamos comprado os bilhetes de forma antecipada. A viagem do Porto de Piraeus em Atenas até Mikonos durou cerca de 5 horas. Caso você opte pelo avião, a viagem dura cerca de 25 minutos.

BLUE STAR PAROS
Ferry para Mykonos

Ao chegar em Mykonos você pode optar por pegar um táxi até o seu hotel ou fechar antecipadamente um transfer com sua agência ou mesmo com o hotel no qual irá se hospedar. Particularmente, optamos pelo transfer.

Ferry Mykonos
Ferry para Mykonos

Hospedagem

A Iha de Mykonos é relativamente pequena (aproximadamente 85km²), mas é bom escolher um hotel mais próximo ao "centro" da Ilha, pois facilita a locomoção. O ideal é ficar próximo a área conhecida como "Chora".  Nós não ficamos tão próximos, a ida até Chora exigia uma caminhada de cerca de 20 minutos, mas em uma paisagem daquelas, isso não foi um problema. O nosso hotel foi o Myconian K Hotels, um ótimo custo x beneficio.

Hotel Mykonos
Myconian K Hotels

Myconian K Hotels
Myconian K Hotels

Como se locomover em Mykonos

É óbvio que a oferta de táxi e de transporte público é extremamente limitada quando comparada a alguma grande metrópole, afinal, estamos em uma ilha! Porém, com um pouco de paciência você consegue se locomover de ônibus sem problemas.

Nós, por exemplo, fomos de ônibus até Paradise Beach e não tivemos problema algum. Pelo contrário, o ônibus em Mykonos é barato e não tem como você se perder. Outra opção muito popular para quem não quer depender de terceiros é a locação de scooters ou quadriciclos.

Aluguel de Quadriciclo em Mykonos
Aluguel de Quadriciclo em Mykonos

Praias em Mykonos

As praias de Mykonos em geral são todas espetaculares e conhecidas por suas areais douradas e águas cristalinas. Por ser um lugar extremamente turístico, as praias de Mykonos em geral são organizadas e possuem restaurantes a beira-mar, principalmente as que ficam mais ao sul. Uma dica para os brasileiros é que em algumas praias (não todas) de lá não cola você consumir algo no Quiosque para ter uma cadeira de praia. As cadeiras são pagas (por volta de 15 ou 20 euros cada) e muitas vezes reservadas com antecedência na alta temporada. Cito aqui algumas de nossas indicações:

Psarou Beach
Talvez a mais organizada praia de Mykonos é um lugar bem frequentado porém com mais "glamour", ou seja, as coisas são mais caras. Na alta temporada é uma praia extremamente disputada e é difícil conseguir cadeiras.

Platis Gialos Beach
Uma das mais extensas praias de Mykonos, a Platis Gialos costuma ser uma praia mais calma e mais indicada para quem não gosta de muito agito. Areia um pouco mais grossa mas águas cristalinas e paradas como uma grande piscina, esta praia é repleta de restaurantes e bares que, em sua maioria, oferecem cadeiras e espreguiçadeiras sem custo, bastando consumir algo. Nesta praia você pode inclusive pegar um barco e visitar outras praias, como Paradise Beach, por exemplo.

Agios Stefanos Beach
Bem próxima a Chora (o "centrinho" que comentei acima), é uma boa solução para aqueles que não têm os seus próprios meios de transporte pois é facilmente acessada de ônibus. Também indicada para famílias, um lugar bem estruturado, calmo e sem muita badalação.

Paradise Beach
Talvez a mais famosa praia de Mykonos, é com certeza a praia mais badalada da ilha e uma das mais badaladas da Europa. Caso você queira curtir "somente a praia", a dica é ir bem cedo. No meio da tarde já começam as músicas altas e a galera começa a dançar encima das mesas e a praia vira uma grande e louca balada a céu aberto que vira a madrugada... Esta é uma praia que também pode ser acessada facilmente de ônibus.

Kalamopodi
Paradise Beach

Paradise Beach
Paradise Beach

Vida Noturna em Mykonos

A vida noturna em Mykonos é uma das mais conhecidas e agitadas da Europa. Mykonos oferece uma grande variedade de bares e casas noturnas para todos os públicos e classes sociais (sim, tem alguns bem chiques). A parte mais agitada e maluca da vida noturna de Mykonos acontece nas casas noturnas espalhadas por algumas praias, principalmente em Psarrou Beach, Paradise Beach e Super Paradise Beach. Uma caracteristica de praticamente todos os bares que vimos é que depois de certo horário eles se transformam em balada. Sendo assim, se a idéia é ficar sentadinho batendo papo, é bom sair mais cedo.

Um destaque é o Skandinavian Bar and Club, um dos principais bares no "centrinho" de Mykonos. Sempre lotado, é muito bem frequentado e oferece uma grande variedade de bebidas. O Skandinavian  recebe muitos Djs famosos e sempre se transforma em uma balada animadíssima.

Chora, o centro de Mykonos

Chora é, na nossa opinião, o principal cartão postal da Ilha. É o centro de Mykonos (não geograficamente falando) e é o local onde encontramos as charmosas ruas estreitar que mais parecem um labirinto repleto de casinhas, restaurantes e comérios todos em branco e azul.

Chora
Centro de Mykonos

Falando em comércio, você encontra de tudo. Existem lojas de grandes marcas (loja mesmo e não outlet) e existe uma infinidade de artesanato e coisas locais. Os valores em geral são altos pois é voltado a um público 100% turístico.

Centro Miconos
Centro de Mykonos

Comer em Mykonos

Ahhh que saudade de nossas refeições em Mykonos. Como todo bom lugar turístico, Mykonos oferece uma culinário bastante rica. Nós comemos frutos do mar todos os dias (sim, somos loucos por frutos do mar).

O que comer em mykonos
Almoço em Mykonos

Os preços também são bem diferentes, então se estiver com o orçamento apertado vale a pena dar uma lida no menu antes de entrar.

Um que indico muito é o Mourayio Restaurant que fica em Chora, em frente ao mar. Lá você pode tomar café, almoçar e jantar por um preço justo. A comida é deliciosa e o atendimento muito bom.

Mourayio Mykonos
Mourayio Restaurant

Enfim, poderia escrever mais uma mil páginas sobre esta ilha. Mas nada poderia chegar perto de dar uma idéia do que realmente ela é. Quem tiver oportunidade, não deixe de visita-la, é um paraíso!

Video com resumo de nossa estadia em Mykonos



Nenhum comentário:

Postar um comentário