sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O que fazer em Atenas ?

Grécia - Atenas

O primeiro post deste nosso blog não poderia ser outro! Atenas, o berço da humanidade, o local onde passamos nossa lua de mel, um lugar simplesmente incrível.

Partenon - Atenas
Parternon - Acrópole de Atenas

A Grécia foi escolhida como palco para nossa lua de mel e fechamos um pacote com uma agência de turismo que incluía Atenas, Delfos, Olimpia e as maravilhosas ilhas de Mykonos e Santorini.

Iniciamos nosso tour pela Grécia com Atenas, conhecida como um dos berços da humanidade. Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que, apesar de linda, Atenas é uma cidade de turismo histórico. Se você não gosta de ver monumentos, e museus, não conhece as historias de mitologia  nem é adepto a acompanhar as explicações de guias, definitivamente Atenas não é pra você! 


Dito isso, vamos ao nosso roteiro. Chegamos a Atenas e fomos ao hotel utilizando um transfer já contratado no Brasil (incluímos no pacote contratado na agência). Este transfer nos salvou no fim da viagem, mas conto isso mais pra frente.


O hotel reservado em Atenas foi o "Museum Hotel" da rede Best Western. Apesar de simples, foi um ótimo custo x beneficio. O único "problema" é que tínhamos que andar uns 20 minutos até chegar a regiao mais movimentada da cidade. Para quem estiver disposto a desembolsar um pouco mais, é interessante procurar hotel na região de Plaka ou Syntagma Square, lugar onde encontramos os melhores restaurantes, bares, lojas, etc. 


Nosso primeiro ponto turístico foi o mais famoso, a Acrópole de Atenas, um lugar construído por volta de 450 a.C e que comporta monumentos que você vai guardar em sua memória para a vida inteira ao visitar. Não vou me aprofundar em informações históricas neste post para não deixa-lo muito longo, mas este lugar é simplesmente imperdível. 



teatro de herodes atico
Odeão Herodes Ático - Acrópole de Atenas

Bem próximo à Acrópole estava nossa segunda parada, o bairro de Plaka, repleto de restaurantes, bares, (os legítimos churrasquinhos gregos, rsrs), lojas e lindíssimas igrejas. 

Plaka_Atenas
Bares em Plaka

Ainda  nas redondezas do bairro de Plaka, você pode conhecer também o Estádio Panatenaico, construído inteiramente em mármore branco. Sua construção data do ano de 566 a.C.  Como curiosidade, em 1895 este estádio foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas 1896.

EstádioPanatenaico
Estádio Panatenaico - Atenas

Estádio Panatenaico - Atenas

Outro lugar bastante visitado é o Parlamento Grego, localizado na Praça Sintagma. É um lugar muito famoso por ser o palco principal de todos os recentes protestos que aconteceram em Atenas nos últimos anos. Em frente ao Parlamento Grego fica localizado o Túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos soldados que morreram em guerras sem terem seus nomes identificados. Neste mesmo lugar, acontece a Troca de guarda de Atenas a cada 1 hora, 24 horas por dia. 


syntagma square
Parlamento Grego
Um dica importante é em relação ao clima. Visitamos Atenas em Setembro, pleno verão grego, o que tornou a visita um pouco cansativa. Escolham um mês de clima mais ameno (não chuvoso) pois grande parte do turismo na Grécia acontece em ruinas localizadas nos topos de montanhas, ou seja, andamos MUITO por lá. 

Claro que Atenas não é só isso. Optamos por ficar apenas 2 dias na cidade para podermos conhecer mais cidades e passar mais tempo nas ilhas, mas se você puder ficar mais tempo, acho que 4 dias é o ideal!

Abaixo colocamos um vídeo com um grande resumo de nossa passagem por Atenas. No próximo post, iremos falar um pouco sobre a região conhecida como Peloponeso.






Nossa vida é uma viagem!


4 comentários:

  1. ola Elisangela! Estava pesquisando sobre clima de Atenas e encontrei seu blog. Seu city tour em Atenas tambem foi com a empresa de turismo ( Arty Tour)? Queria saber se a empresa usa ônibus grande ou micro e se vocês puderam entrar no Estádio Panatenaiko (se a empresa dá tempo ou se a parada é muito rápida...)

    ResponderExcluir
  2. Ola Jorge!

    Muito obrigada pela visita! Sim, o city tour em Atenas também foi pela Arty Tours. O onibus era grande e não tivemos tempo de entrar no estádio não, de fato a parada era bastante rápida. A única parada com "tempo" foi realmente na Acrópole, pois lá era o ponto final do city tour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno! E você lembra que horas mais ou menos encerrou o tour? Eles deixaram vcs livres para fazer o que quiserem? É que eu vi que tem pessoas que aproveitam para ir num dos morros mirantes da cidade depois da Acropole pois o acesso é no mesmo local.

      Excluir
    2. Ola Jorge, não lembro a hora exatamente, mas com certeza existe tempo livre suficiente para visitarem outros lugares. O tour acaba no inicio da tarde e você provavelmente irá almoçar e ter o resto da tarde disponível para passear!

      Excluir